Fórum para “Panicantes”
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mindfulness - Atenção Plena

2 participantes

Ir para baixo

Mindfulness - Atenção Plena Empty Mindfulness - Atenção Plena

Mensagem por nwon_x Ter Jul 28, 2015 4:47 pm

Decidi aqui escrever-vos duma terapia alternativa que mostrou resultados para o stress, ansiedade e para a depressão. Esta terapia foi-me indicada pelo meu psiquiatra e posso dizer que, depois de ter seguido um livro de auto-ajuda em mindfulness noto diferenças na minha vida. Em vez de tentar aqui achar uma definição técnica do mindfulness recorrendo a artigos que estão disponíveis a todos na internet, decidi falar da minha perspetiva pessoal.  

O mindfulness ou a atenção plena, na minha experiência, pretende desligar os automatismos para que possamos apreciar melhor o tempo presente. Pretende ensinar-nos que podemos ter muito mais tempo num dia do que aquele que julgamos, aprendendo a usá-lo melhor, com mais qualidade. Treina-nos a dissociar os modos “fazer” e “ser” da mente e a focarmo-nos mais no presente. O modo “fazer” da mente, não sendo pernicioso por si só, pode deixar-nos trancados numa espiral de racionalização em demasia, de associação de carga emocional aos nossos atos e a deixar-nos presos nessas deambulações ou afetações psicológicas mais graves.

O mindfulness cultiva uma filosofia de não nos auto-criticarmos, o que é muito positivo para quem sofre de ansiedade e perfeccionismo. Cultiva uma aceitação do próprio.
Há também uma vertente corporal na atenção plena, desde os primeiros rastreios corporais a outras meditações que relacionam pensamentos ou emoções pesadas com sensações corporais.

Mas o que resta disto tudo? O que eu posso dizer é que hoje sou uma pessoa mais positiva, mais aberta e mais empática para com os outros. As outras benesses da atenção plena com certeza estão lá mas esta mudança em mim é o que noto mais.

Uma última nota, devo alertar para o fato de que com o crescer da popularidade do mindfulness, há hoje em dia muito charlatanismo associado à prática da atenção plena. Verifiquem, por favor, os terapeutas ou coordenadores de workshops.

http://www.fnac.pt/Mindfulness-Atencao-Plena-Mark-Williams/a856428
https://www.facebook.com/workshopsverapereira?fref=ts
https://pt.wikipedia.org/wiki/Atenção_plena

nwon_x

Mensagens : 6
Data de inscrição : 28/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Mindfulness - Atenção Plena Empty Re: Mindfulness - Atenção Plena

Mensagem por paroxetina Ter Jul 28, 2015 4:52 pm

Comecei recentemente a experimentar e a praticar esta terapia. Sempre fui muito cética em relação ao mundo da meditação e de outras práticas associadas. Porém, ao aceitar ler e experimentar esta terapia, senti que ela estava bem fundamentada e, sobretudo, senti que nos incentiva a termos um auto-conceito mais positivo.

paroxetina

Mensagens : 9
Data de inscrição : 02/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos